domingo, 17 de março de 2013

Sempre fui uma pessoa incapaz de ficar indiferente àquilo que me rodeia. Nunca fui pessoa de saber de um problema ou outro e simplesmente assobiar para o lado fingindo que nada se passava. Isto com amigos, com causas, com ene coisas. Já sofri consequências terríveis por ajudar, é verdade. Mas na altura que o fiz, o que me moveu foi simplesmente o acto de ajudar o próximo. Fazer aquilo que, caso fosse eu a estar naquela situação, gostava que fizessem por mim. Dei-me mal, mas consegui uma alternativa e ultrapassei. 
Há uns largos meses atrás soube da criação da IPSS/ONG Filhos do Coração presidida pela Jornalista da TVI Alexandra Borges - pessoa que conheço pessoalmente, que muito admiro e adoro e que um dia me ouviu. Me ajudou. Admiro-a acima de tudo por ela não conseguir ser indiferente às coisas. Determinadas vezes sinto-me um pouco assim, persistente, lutadora, e sem sequer pensar no resto, sem ser ajudar.
O ano passado tudo começou quando comprei o Livro Resgate, escrito por ela e por uma sobrinha, Livro que, quanto a mim, quando se começa a ler, não se consegue parar (ainda à venda nos hipermercados Continente). Eu já conhecia a Reportagem Infância Traficada, e aos poucos através do grupo criado no Facebook - Filhos do Coração 2 - fui sabendo o que andavam a fazer, as iniciativas que tinham em mãos e aos poucos fui-me envolvendo na causa. Em Setembro conheci pessoalmente a Alexandra Borges, já tínhamos falado ene vezes ao telefone e no dia que me autografou o livro só me pediu que divulgasse a 10 pessoas e pedisse a essas 10 que divulgassem a causa. 
Depois de ter lido o livro, escrevi para o Gana. Escrevi ao primeiro menino que a Alexandra resgatou dos pescadores. Em Novembro recebi duas cartas dele que me tiraram o chão. E percebi nesse dia, aliás, como lhe havia prometido na carta, que ia dizer a toda a gente, que ele existia. Ele e tantos meninos como ele. Deste modo, havia de chegar o dia em que acabássemos com a vergonha da Escravatura Infantil. Porque se tratam de crianças. Crianças de 3/4/5 e 6 anos a trabalhar 12 horas por dia e se por um acaso adoecem, são deitadas ao Rio e devoradas por Crocodilos.
Aos poucos tenho colaborado com a Associação. Faço o que posso. A vontade de ajudar o Qwety e todos os outros meninos, mesmo vivendo a não sei quantos quilómetros daqui é imensa. E quando me dizem que aqui há tantas crianças a precisar de ajuda, eu respondo, aqui sim, temos muita gente a precisar de ajuda, mas existem todos os meios e mais alguns para ajudá-las. E a quem me diz isso, eu digo, então ajudem, sejam voluntários. Irrita-me pessoas que atirem postas de pescada sobre o que quer que seja e depois simplesmente não fazem nada. NADA.
Há 15 dias tive o prazer de estar com a Alexandra Borges num evento aqui no meu concelho, ela foi falar da causa e eu aproveitei e andei por lá a tirar fotografias. Falámos imenso e, mais uma vez, fiquei fascinada a ouvi-la. De uma simpatia, humildade e bondade que me deixaram perplexa. Inclusive me disse que eu era boa para ir com ela ao Gana. E eu fiquei fascinada com essa hipótese. Quem me dera que um dia seja possível. Acompanhar a Alexandra Borges numa viagem lá. Abraçar cada um destes miúdos, enchê-los de mimo e de rebuçados. Dizer-lhes que continuarei a dizer ao mundo que existem. E que aqui, mesmo longe, estou sempre com eles. Como se houvesse um fio invisível que nos una e consiga derrubar toda a distância que nos separa.
É isso.
Enquanto aqui ando, ajudo. Faço o que posso.
E agora, peço-vos. Isto que vos vou pedir, não tem qualquer custo para vós.
Quando forem fazer a vossa declaração de IRS, inscrevam o NIF da IPSS Filhos do Coração no quadro 9 do anexo H (Benefícios Fiscais e Deduções). Deste modo, farão com que o Estado doe 0.5% do imposto que liquidaram no ano de 2012, sem qualquer custo ou impacto naquilo que têm a receber.
Só mais um pedido, assinem a Petição Pública contra a Escravatura Infantil. Podem encontrar a Petição AQUI.
Se puderem comprem o livro. Livro este que foi pago do próprio bolso da Alexandra Borges, porque as editoras queriam ficar com 80% do valor das vendas e a Associação receberia apenas 20%. A sua resposta para as Editoras foi que, estes meninos já tinham sido roubados uma vez, e pela mão dela não tornariam a ser.
Resgatem Sorrisos! Não fiquem indiferentes! Porque é a Indiferença que está a matar os meninos do Gana!


www.filhosdocoracao.org
(Espreitem e fiquem a conhecer aquilo que nos move)!

Sem comentários:

Enviar um comentário