sexta-feira, 4 de março de 2011

Nunca programei muito o meu futuro...

Nunca sonhei com nenhuma profissão em especial. Nunca me lembro de crescer e perguntarem-me o que gostaria de fazer "quando fosse grande". Acho que só queria viver sem grandes compromissos, divertir-me o mais que pudesse, passear (sempre adorei passear) e pronto. Quando chegavam os momentos eu decidia quase na hora o que ia fazer a seguir. Não programei milimetricamente uma entrada na Faculdade como muitos colegas meus, ainda adolescentes na Secundária. Algumas miúdas não viveram quase nada durante esse tempo só a trabalhar para uma boa média e uma entrada folgada em Gestão ou Economia. Eu não. Nunca tive aquele desejo profundo de sair do 12º ano rumo à Faculdade. Surgiu no Verão de 1998 a oportunidade de um primeiro trabalho em part-time. Fui caixa no Continente. Durou dois meses e eu gostei. Depois voltei à escola para fazer a Matemática e a História que tinham ficado penduradas. Em 1999 (depois da escola terminar) fui operadora da linha 118 (linha de informações da PT). Entretanto tinha visto na minha escola um anúncio para um Curso Técnico Profissional de Gestão Administrativa. Eu gostava dessa área. Inscrevi-me, fiz os testes (não me lembro de ter estudado tanto num Verão - as provas eram em Setembro) e entrei. Foram dois anos, a estudar e a estagiar em empresas. Aprendi muita coisa, e foi sem dúvida graças a esse curso que aprendi a maioria das coisas que ainda hoje fazem parte da bagagem da minha vida.
Sete anos depois de terminado o curso e ter trabalhado em dezenas de sitios diferentes, a fazer muita coisa, sei que não dava para ter sido de outro modo. Entrei na Faculdade em 2008 por brincadeira. Hoje quando por lá ando sei que agora sim faz sentido. A experiência que adquiri ao longo dos anos deu-me suporte para perceber e para perspectivar o meu futuro. Não faço contas. Não programo nada, deixo correr e quando as oportunidades surgirem, tomarei uma decisão. Como sempre foi. E é desta forma que será. Continuo a acreditar que nada acontece por acaso e o que tiver de ser, será.

2 comentários:

  1. Assim será. E pensamento positivo. Ajuda sempre.
    beijos
    DB

    ResponderEliminar
  2. Acredita em ti e diverte-te a fazer as coisas que gostas e até as que menos gostas,porque nesta vida nunca sabemos quando chega a nossa hora.
    Vamos aproveitar para viver a vida!!!!
    Jinhos popota ;)

    ResponderEliminar