terça-feira, 31 de maio de 2011

Ninguém nos ensina...

A lidar com a morte. Com a perda de alguém especial. Por muito que à nossa volta isso aconteça nunca se está preparado. Nunca se encara isso como uma coisa naturalíssima, como um nascimento. No entanto é algo inevitável. Continuamos todos a viver como se fossemos imortais. Incluindo eu.
Mas quero começar a mentalizar-me que um dia vai bater-me à porta. Vai ser horrível. Não consigo sequer conceber a ideia de enterrar um dos meus. E ontem vi uma amiga nesta situação. Fiquei a pensar... um dia vai ter de ser, e não quero imaginar a dor que vou sentir. Como vai ser a minha vida daí em diante... Acho que o nosso cérebro está preparado para apagar essa parte da nossa existência. O Fim ou o The End. Como se nunca fosse acontecer. Mas vai. E apesar de o sabermos, fingimos que não chegará o dia.
Assusta-me. Mesmo. Tenho pânico. Sei o que passei quando perdi a minha avó e acho que essa dor se vai multiplicar por milhões quando tocar aos meus pais... Enfim... um dia após outro...
No entanto acho que nos devemos preparar de outro modo. Ainda que pareça estúpido e surreal...

4 comentários:

  1. Nunca se está preparado de facto, para algo que é garantido: a morte.

    Infelizmente, já vivi essa dor algumas vezes, porém, duas delas, são das que nos revoltam, rasgam por dentro, mirram o nosso peito...

    Perdi o meu pai e três anos depois o meu irmão. Já lá vão 14 anos desde que perdi o 1.º deles, e tenho alturas que ainda me custa a acreditar que eles já cá não estão. Tenho alturas em que a memória é tão viva, que parece que ambas as tragédias aconteceram recentemente...

    Nunca se está preparado nem nunca se ultrapassa a sua ausência...

    ResponderEliminar
  2. Sei exactamente do que falas, ontem infelizmente também tive uma amiga nessa situação....nada nos prepara para isso. E a lição que se tira é que temos que dar todo o nosso amor às pessoas que mais gostamos, porque a vida é assim mesmo. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Nunca estaremos preparados para isso. O que nos resta é viver o presente com os nossos porque nunca saberemos quando é o ultimo dia.
    bjinho gde

    ResponderEliminar
  4. Eu sou perita em sofrer por antecedência. Acredita que sempre que estou com a minha avó, lembro-me que pode ser a última vez e por isso aproveito-a ao máximo.
    É simples: a minha avó é tudo para mim.

    ResponderEliminar